Ser um especialista em nuvem Microsoft Azure pode te garantir um emprego – e essas certificações podem ajudar

Se você é alguém que está tentando recuperar seu emprego ou está com uma visão sombria da sua carreira, é fácil ter um sentimento de falta de esperança no futuro.

Felizmente, as grandes empresas que lideram o mercado já perceberam que você não está sozinho e eles precisam desesperadamente de você.

Um relatório da Accenture diz que a requalificação dos colaboradores é essencial para o crescimento da economia dos EUA, com uma perda potencial de quase USD 1 trilhão até 2028 (conteúdo em inglês) se a força de trabalho não for retreinada para acompanhar as mudanças tecnológicas. Profissionais capacitados para lidar com operações em nuvem são uma necessidade particularmente crítica, como provam os salários médios de arquitetos de nuvem que podem chegar aos BRL 11 mil por mês.

Alerta de choque de realidade:

Não é porque você fez um cursinho de três dias com uma figura midiática da Internet que você vai entrar no marcado de trabalho ganhando essa média salarial. Ao contrário disso, os salários para iniciantes são mais baixos e tendem a aumentar de acordo com o seu tempo de experiência e habilidades adquiridas. Desconfie das promessas mirabolantes.

As certificações que podem ajudar

A plataforma Microsoft Azure é um dos pesos-pesados do mercado. Entender como ela funciona pode abrir muitas portas e trazer oportunidades para quem estiver pronto pra enfrentar as suas tarefas. O seu caminho de certificação vai variar de acordo com a sua área (desenvolvimento, dados, segurança etc.) e você pode saber mais sobre isso neste link: Microsoft Certifications | Microsoft Docs.

O caminho que vou descrever aqui está mais ligado ao profissional que tem experiência com infraestrutura.

AZ-104: Microsoft Azure Administrator

O caminho natural das certificações começa com a AZ-104: Microsoft Azure Administrator. Aqui você já precisa conhecer pelo menos os processos de implantação, gerenciamento e monitoramento do ambiente do Microsoft Azure. Essa certificação ainda não vai fazer de você um arquiteto mas já te dá boas chances de entrar em uma vaga que exija conhecimentos nos principais pilares do Azure.

Alerta de choque de realidade – parte 2:

A certificação AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals sozinha não vai te ajudar a entrar no mercado de trabalho. Coloque-a em seu caminho de aprendizado somente se você não conhece nada de computação em nuvem. Tenha em mente que boa parte do que você vai aprender na AZ-900 já faz parte do conteúdo do AZ-104 de uma forma mais aprofundada.

Se quiser um resumão da AZ-900, dá uma olhada nesse artigo aqui: Azure Fundamentals – Quase tudo que você precisa saber.

AZ-303: Microsoft Azure Architect Technologies

Aqui o caldo começa a engrossar um pouco: Exam AZ-303: Microsoft Azure Architect Technologies. A partir desse momento você passa a ser o consultor dos profissionais que estão envolvidos em processos de adaptação dos requisitos de negócios em soluções de nuvem seguras, escaláveis e confiáveis. Entender em nível intermediário os aspectos técnicos da plataforma de desenvolvimento, processos DevOps e trabalhar em parceria com administradores e DBAs de nuvem são parte das suas responsabilidades. Você está a um passo de receber o título de arquiteto.

AZ-304: Microsoft Azure Architect Design

Enquanto a AZ-303 tem um foco mais “mão na massa”, a AZ-304 é mais voltada para o projeto e desenho das soluções que serão implantadas como monitoramento, identidade, armazenamento, continuidade dos negócios e segurança. Completando esse caminho você ganha o título de Microsoft Certified: Azure Solutions Architect Expert.

Alerta de choque de realidade – parte 3:

Em momento algum eu quero passar a ideia de que esta jornada é fácil e que há alguma magia ou método que vai te transformar em um arquiteto da noite para o dia. Essas provas somente te darão um título que não vai valer muita coisa sem a experiência de campo necessária pra construir a sua bagagem de conhecimento e realmente merecer o título de arquiteto.

Conclusão

A transformação da sua carreira tem que ser um processo ativo e constante. Assim como a nuvem que muda de forma dinâmica, não há um método definitivo de aprendizado. Corra, mas corra muito de quem diz ter a fórmula definitiva para dominar algo que muda o tempo todo. Lembrando que essas certificações tem prazo de validade e também estão sempre em estado de atualização.

Força e hora e até a próxima.

LinkedIn
Share
RSS
Rolar para cima